quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

O sapato certo

A indústria brasileira produz em média 803 milhões de sapatos por ano, mas será que aquele par que você comprou na última semana se encaixa com a ocasião para a qual você o comprou?

Primeiro, aqui vão algumas dicas básicas:

·       Cuidado ao comprar sapatos apertados! Dependendo do material ele pode não lacear.

·       Nosso corpo inteiro é irregular, portanto atente para o pé que é um pouco maior. Experimentando os dois pés do sapato, caso um fique mais justo, escolha um número superior que deixe este confortável e ajuste o menor com uma palmilha.

·       Alterne o uso dos sapatos, faz bem a eles e aos seus pés.

·       Evite emprestá-los, principalmente os fechados, pois são propícios a proliferação de fungos e bactérias.

Agora a parte que interessa: o que combina com o que? Vamos primeiro falar de cores e tons. O pretinho básico vai com tudo, mas cuidado com tons pastéis. Ao contrário do preto, o prata cai bem com os pastéis, além de branco, preto, cinza, azul, roxo e rosa. Para tons de marrom, prefira combinar com bege, terrosos, verde e laranja.

Para sair com amigos a noite, opte por um sapato confortável como plataformas caso ande bastante ou for dançar muito. Escolha um salto fino repleto de estilo para lugares calmos e refinados onde não ficará horas de pé. Local de trabalho, o que usar? Se o ambiente demandar um estilo social, opte por sapatos mais discretos e básicos como um scarpin ou channel de cores serenas como preto e marrom. Para ambientes mais descontraídos onde o uso do jeans é liberado, abuse de sapatos confortáveis e caso queira por um salto alto, prefira os mais largos.

Para festas, escolha o sapato de acordo com o traje especificado. 

Para traje esportivo, abuse de sapatilhas, sandálias baixas e botas casuais. Esporte fino já pede um sapato ou sandália de salto, mas sem brilho. Traje social completo obriga o uso de sandália ou sapato de salto com brilho opcional. Black-tie é salto fino na certa.

Leia os posts anteriores sobre tendência de roupas, acessórios e maquiagens, associe com o tom e modelo de sapato certo e estará pronta para qualquer ocasião sem medo de errar!

Nenhum comentário: