domingo, 22 de novembro de 2009

Passeio completo, esporte fino... o que significa tudo isso?


Esses dias vi um convite para um evento pela manhã cujo dress code era passeio completo, e ainda trazia exemplos do que seria adequado: terno escuro para os homens, de preferência preto ou marinho... Percebi, então, que há muita confusão ainda sobre dress code para situações variadas e compilei algumas dicas importantes para os homens:

Rigor, Gala ou Balck-tie: Usado em festas muito solenes, ocasiões de gala como recepções em embaixadas, por exemplo, e indica smoking para os homens, com faixa e gravata preta. As coloridas só são permitidas nas formaturas, em geral para indicar a cor do curso feito.

Passeio completo: recomendado para ocasiões solenes como casamentos e formaturas. Os homens se vestem com o traje social completo, ou seja, terno escuro para eventos após as 18:00 horas e mais claros para eventos diurnos.

Passeio ou social: solicitado em jantares, coquetéis e até mesmo festas mais informais. Recomenda calça e camisa social, com blazer.

Esporte: roupas mais informais e dispensa a roupa social. Mas nada de confundir com roupa de esporte, não use tênis, jeans rasgados ou desbotados, moletom ou bermuda. O ideal é optar por calça e camisa, com ou sem blazer. Um calçado tipo dock sider ou mocassim complementa bem o visual.

Nenhum comentário: